quinta-feira, 14 de abril de 2005

Pandora



Tenho observado que este nome atiça o imaginário feminino, é grande a quantidade de pessoas que conheço que adoram usar este nome, no mundo ‘digital’ então!... e pode ser explicado: como em 99% dos casos para poder acessar, cadastrar, visitar Pages, enviar/receber E-Mails, freqüentar as famigeradas Salas de Chat (chamadas de Bape-Papo, num intuito de aportuguesar o termo), é condição quase sine-qua-non ter um apelido, um ‘nick’, um nome de ‘login’... Bem, ai... adivinhem então qual é um dos mais usados?: sim, Acertaram!


Vamos conhecer agora onde encontramos esse nome:


1) Pandora é a quarta das luas conhecidas de Saturno. Este planeta foi visitado pela primeira vez pelo Pioneer 11 da NASA em 1979 e posteriormente pelo Voyager 1 e o Voyager 2. Atualmente esta em órbita no planeta o satélite chamado de Cassini (uma empreitada em conjunto da NASA / e o ESA italiano) o satélite chegou em 1º de Julho de 2004 e ficará orbitando Saturno pelos próximos quatro anos.


Cassini já mandou belíssimas fotos de Prometheus e Pandora, as duas luas que na realidade são satélites pastor dos anéis externos “F” de Saturno (os famosos anéis).  Pandora é do chamado Anel F-1. Eles são considerados muito  particulares por terem órbitas imprevisíveis, pois mudam a cada instante, e que tem fascinado astrônomos do mundo inteiro.  Estas luas, que foram descobertas em 1980 pelo espaçonave Voyager 1 e, tem órbitas caóticas que mudam de forma inusitada quando os dois satélites ficam perto um do outro. Este comportamento estranho foi confirmado pela primeira vez  pelo Telescópio Espacial Hubble em 1995.


2) A Segunda versão conhecida deste nome é de um gerador linear de estudos de colisão de átomos, usado em estudos de Física avançada    O programa pandora é um  gerador de eventos de uso geral a nível ‘parton’, o qual incluem strahlung de feixes, radiação no estado inicial e tratamento total dos efeitos de  polarização. (com uma interface que produz eventos de total hadronização).


3) Finalmente, e o mais conhecido: na mitologia, para os gregos Pandora foi a primeira mulher a habitar a Terra; Zeus ordenou a Efestos, e deidade dos trabalhos manuais e artísticos para criar uma mulher a partir de água e terra. Cada um dos deuses brindaram ela com muitos talentos: Afrodite deu-lhe a beleza, Apolo a música e uma belíssima voz , Hermes a persuasão, e por ultimo Hades deu-lhe o nome de Pandora que significa “todas as dádivas”


Enquanto isso Prometheus, o primeiro homem,  robou o fogo dos céus, o qual era ate então apenas um privilégio dos deuses, e Zeus visando a vingança ofereceu Pandora para o irmão dele Epimetheus, junto com ela, como um presente dos deuses, ela  carregava uma caixa, que não deveria abrir sob nenhuma circunstância... Levada pela curiosidade natural feminina Pandora abriu a caixa e seu conteúdo maligno escapou e espalhou-se pelo mundo. E desde então afligem e assolam a humanidade, embora ela tenha tentado fechar rapidamente a caixa, não conseguiu segurar as pragas e males, exceto por uma única coisa que ficou no fundo da caixa: a Esperança...


Assim, Pandora ao abrir a caixa espalhou pelo mundo toda sorte de males (doenças, pestes, etc.) e para outros, na realidade deixou escapar da caixa todos os bens que os deuses tinham lhe dado, como presente de casamento. De uma forma ou de outra, esta mulher curiosa causou alguns transtornos... que nos assolam ate hoje...


Temos ainda, algumas outras elucubrações que surgem naturalmente, quando evocamos o Mito de Pandora, vamos ver alguns?:


Os três grandes projetos científico-tecnológicos mais importantes do século XX foram: o Projeto Manhattan que resultou na bomba atômica em 1945, o Programa Espacial que levou o homem à lua em 1969, e, mais recentemente o Programa Genoma com a variedade de projetos de seqüenciamento de DNA, entre eles o genoma humano, e no Brasil, o genoma de patógenos e o do câncer.


Certamente, esses projetos, cada um à sua maneira, pelas características que lhes são próprias, estão entre os mais espetaculares que a humanidade já conheceu. Um deles, o do genoma, com promessas de redenção e de salvação, e de poder obter finalmente a cura para a maioria das doenças conhecidas, e que o contrapõe ao apocalipse anunciado pelo projeto Manhattan (em 1945) e confirmado pela força destruidora da bomba de hidrogênio, medida em megatoneladas de dinamite, mil vezes mais poderosa que a bomba de Hiroshima.  O físico J. R. Oppenheimer fora categórico ao responder afirmativamente sobre a necessidade da fabricação e da utilização da bomba. Dois anos depois, qual um Hamlet moderno, angustiado pelas dúvidas e, por isso mesmo, sem as credenciais de segurança, que lhe foram retiradas pelo governo americano, proferiu, em 1947, no MIT (Massachussetts Institute of Technology) uma conferência sobre o questionamento dramático que ele fazia sobre o uso bélico da energia nuclear e sobre o potencial destruidor que o homem tinha adquirido através do conhecimento e o domínio do processo de fusão nuclear. A analogia da situação com a do pecado original, que leva à expulsão do homem do paraíso, foi retomada em 1961, agora por um personagem que também marcaria para sempre a história da humanidade: John F. Kennedy, em seu discurso de posse na presidência dos U.S.A., ecoa o sentimento de culpa de Oppenheimer e posa de anjo apocalíptico, Disse Kennedy em seu discurso: "O mundo está muito diferente, pois o homem detém em suas mãos mortais o poder de abolir todas as formas da pobreza humana e todas as formas da vida humana."

Quarenta anos depois, Bill Clinton, faria o contrário , trocando agora a postura, para a de anjo salvador.  A propósito do Projeto Genoma Humano, que realizou o mapeamento do DNA de todos os povos deste nosso planeta...

3 comentários:

  1. Não sabia que Pandora era um dos nicks mais usados na net.... Há tempos fiz uma pesquisa gde sobre mitologia grega e filandesa, foi qdo comecei a usar os niks das deusas gregas e filandesas e, adivinhem na sala 1 com qual entreî? ai ficou.....não vejo muito pandoras no meu caminho naum.. e tb não concorndo muito q este nome mexa com o imaginário feminino, agora com o masculino to na dúvida!!!!
    beijusssssssssssssss e to com saudades...viu??????

    ResponderExcluir
  2. adorei as ilustrações...
    famosa é a caixa de pandora...
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ramiro, tenho profundo interessse por mitologia.Leio muito a respeito. Mas sabes que você agora me pegou direitinho?Sinceramente não sabia a respeito. Muito bom! Você está de parabéns! Beijosmuito.....Que saudade seu sumido!!!!Mary Rose

    ResponderExcluir