domingo, 30 de março de 2008

Dependência na Internet

Sabemos que a Internet proporciona muitas possibilidades e facilidades para satisfazer os milhões de adeptos espalhados pelo planeta. Na certa, são uma infinidade de opções de divertimento e informações do mundo dispostos ao alcance de um click em sua casa. Porém o uso exagerado provoca muitos casos sérios de saúde, tanto físicos quanto psicológicos. Pesquisas recentes mostram que a dependência tecnológica atinge muitos internautas, que desconhecem ou ignoram sistemáticamente os danos causados e são afetados diariamente por este novo vício... da modernidade.

Irritabilidade e até mentiras, quando perguntados sobre a sobre a quantidade de horas utilizadas na rede são indicadores de graves problemas, sem contar a depressão. Os principais sintomas geralmente estão relacionados às novas modalidades de entretenimento presentes no ambiente virtual, obsessão por chats ou e-mails, jogos on-line e sites de conteúdo específico, que infelizmente,  são na grande maioria com apelo sexual ou de relacionamento fútil. Tudo isso pode ocasionar outros tipos de distúrbios. A procura exagerada também possui relação com outros aspectos de vida do indivíduo, pois vão aparecendo a  baixa auto-estima, solidão ou até fobias sociais. Pois a escolha entre sair para um papinho na esquina ou ficar no bate-papo da internet é clara: ficar "plugado" mesmo!

Preocupados com a situação e pela falta de informação generalizada para a sociedade, o Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas desenvolveu um programa para acompanhar o paciente, ajudá-lo a superar os problemas e alcançar o controle. O organizador, Cristiano Nabuco, afirma que percebeu está carência quando passou a analisar as freqüentes reclamações da maioria dos pacientes. No momento, voluntários de entre 12 a 17 anos estão sendo selecionados para a formação dos primeiros grupos a receber o tratamento médico e psicoterapêutico de 18 semanas.

"Quando o usuário chega ao ambulatório através de algum responsável, geralmente ele vai precisar mesmo de mais atenção, pois pode já estar sofrendo de um nível mais avançado do distúrbio. Quando ele procura ajuda por conta própria, os sintomas ainda não representam um quadro tão grave", afirma o profissional, informando sobre os procedimentos adotados. "As pessoas convocadas participarão de discussões e acompanhamentos psíquicos semanalmente, para ensinar-lhes como identificar os mecanismos que o levarão aquela situação e como reverter todo o processo".

Fora de controle

Tiago (nome fictício)  mudou completamente a rotina na qual estava habituado quando adquiriu um computador há alguns anos. Para este jovem de 21 anos, a rotina profissional e escolar foi completamente deixada de lado para que ele pudesse passar mais tempo no seu quarto, em frente ao computador. Enquanto alguns parentes acham ótimo, pois "ele fica mais tempo em casa".... Na realidade nao é assim.  existe um perigo bem escondido, e eles passam a desenvolver um certo grau de dependencia. Longas conversas com diferentes pessoas e em chats chegam ao fim apenas quando o rapaz necessita dormir ou comer, este último, às vezes realizado sobre o teclado. Em meio a garfadas e movimentos ágeis de digitação, o usuário  não percebe que esta perdendo parte de sua vida social.

Em uma viagem, resolveu visitar um velho amigo que há tempos não mantinha contato. Após alguns minutos perdidos em assuntos saudosistas, o adolescente não hesitou em abrir seu notebook em plena sala de estar do companheiro para acessar os programas de relacionamento. Indagado sobre a evidente dependência, ele apenas nega o fato e afirma usufruir da rede como uma pessoa normal. -Para o psicólogo, o primeiro passo é o conhecimento e aceitação para facilitar os procedimentos realizados para a melhora a situação do paciente-.

Uma pesquisa realizada pela F-Secure, empresa finlandesa atuante do setor de soluções de segurança para usuários dispositivos móveis, operadoras e provedores de serviços, afirma que 94,5% dos 1169 entrevistados confessam o sentimento de insegurança em relação ao filhos com a internet. Usuários da Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, França e Alemanha revelaram o medo da exposição demasiada de seus filhos e a facilidade do com que eles acessam sites de conteúdo adulto.

O problema é  que, nesses Sites de relacionamento, assim como na internet em geral, nao existe 'medida', nem fronteiras, e muito menos nenhum 'senso comun',...que poderia servir ao usuário inexperiente como sinal de que alguma coisa esta sendo ultrapassada. Dai, para cair nas redes de pedofilia, homosexualidade, drogas, e brigas..é só um clique do mouse..simples assim!....  sem contar os Sites de racismo, terrorismo, intransigência, crueldade com animais, e finalmente pornografia pura. que infelizmente é o material que tem mais profusão na internet.

O problema aumenta no ambiente de trabalho: Uma pesquisa realizada no Reino Unido indica que trabalhadores britânicos desperdiçam em média dois dias de trabalho por mês com buscas inúteis na Internet, sexo e compras

Um terço dos internautas chegou a admitir que essas pesquisas inúteis chegaram a prejudicar o relacionamento com suas namoradas/esposas.  Os maiores culpados pelos problemas identificados na pesquisa seriam os sites de compras (compram-se coisas geralmente inúteis) e os de conteúdo sexual. "No entanto, o estudo mostrou que, embora as pessoas se conectem com algum objetivo, elas têm tantas ofertas e distrações online, que muitos se esquecem do porque estão lá e para quê, é entao que acabam surfando sem destino durante horas", disse o Pesquisador.


Veja as características de usuários "graves" de internet, que passam muito tempo e que podem ter dependência de internet

- Pessoas inteligentes e mentalmente muito ágeis, focam diferentes assuntos ao mesmo tempo.

- Preferem passar o “dia todo” conectados e são de todas as faixas etárias

- Apresentam depressão e/ou ansiedade sem aparente motivo.

- Preferem as interações virtuais as reais, então decidem conversar mais extensamente apenas via MSN e demais..

- Utilizam a internet como uma forma de expressão daquilo que realmente são e pensam (postam coisas mais intimas e pessoais, usam esses sites como refúgio)

- Ciclo de amizades e de relacionamentos muito empobrecido. Pouquíssimos amigos na vida real..Muitos no ciberespaço..

- Desenvolvem idiossincrasias na rede. Manias e girias próprias.

 

Quer saber se voce é dependente?
Faça o TESTE aqui:

http://www.dependenciadeinternet.com.br/article/archive/7/

4 comentários:

  1. Muito bom o artigo que você postou. Incrível como a net pode se tornar um vício grave.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida é preocupante... especialmente o de chegar ao ponto de nao saber, ou pior: nao querer diferenciar o mundoi real ... do mundo virtual..

    Abraços
    Bjks

    Miro

    ResponderExcluir
  3. Preocupante!Fiz o teste para ver!Deu 24 pontos! Diz que tenho controle.Ainda bem! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. É mesmo para se preocupar, pois o vício chega devagarinho, sem voce perceber

    rssssss

    ;-)

    ResponderExcluir