
Até pouco tempo atrás, em se tratando de escrever, seja para um jornal, ou apenas fazer uma redação sobre qualquer acontecimento, éramos ensinados a escrever assim: uma história seguindo regras de alinhamento dos fatos de tal maneira que o mais importante vinha em cima e, em seguida, vinham os detalhes até o menos importante, que encerra o assunto. Essa visão linear da maneira de mostrar uma história foi para os ares com a informática e, sobretudo, com os recursos da Internet. Não se espera mais que o leitor siga o fio da meada do princípio ao fim. Ele interrompe a leitura a qualquer momento (encontra um LINK para outro texto, etc) , desloca-se para outro tema, volta novamente, ou do outro tópico e de um novo salto ‘navega’ para várias possibilidades. E isso que estamos vivendo agora é mais profundo ainda. Saber que o leitor não vai percorrer o texto de ponta a ponta, que pode se jogar do barco em qualquer palavra grifada, que, por sua vez, o levará para outros rumos imprevistos. Mas, se a leitura já estava se aproximando do olhar de quem vê um filme, ela continua sendo o filme, porem agora dotada de um poderoso controle remoto (o clique do mouse), possibilitando saltos e mais saltos como um cabrito montanha abaixo.
Quando do surgimento do cinema entrou em pauta o peso da imagem, o texto clássico estava em mutação. A tela sugeria mais que descrevia, movia-se em cortes bruscos. Sim, estávamos entrando na era da imagem e o reinado do mundo do audiovisual, um antecessor do mundo chamado ‘virtual’. Agora com o mote mais popular de ‘multimídia’. O questionamento é aonde iremos parar? Estatisticamente lê-se cada vez menos, a palavra impressa esta em detrimento, as cores vívidas, os sons cada vez mais refinados e límpidos (leia-se MP3 e outros padrões da nova era digital), ganham cada vez mais espaço. Agora vem a onda de podermos ver TV em qualquer lugar, no Celular, na tela de nosso monitor....
Este século será marcado pela imagem.. e quem saber manipula-as será quem dita as regras...Bom ou pior para nós?.. só o futuro tem a reposta.
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